quarta-feira, 21 de outubro de 2009

**Rotina da Tripulação na realização do trabalho

Em um voo comercial  deve haver um comissário para cada ''n'' passageiros. Eles têm uma série de responsabilidades no trabalho que começa antes mesmo que o primeiro passageiro entre na aeronave e continua durante todo o voo. Antes de embarcar, a tripulação toda se reúne, o capitão revisa a tabela de horário do voo, verifica qualquer preocupação com a segurança e o chefe dos comissários de bordo determina para que local do avião cada um deles irá. Antes da decolagem, os comissários devem:
  • cumprimentar os passageiros e direcioná-los às suas poltronas;
  • ajudar os passageiros a guardar a bagagem de mão;
  • avisar aos passageiros que estão perto das saídas de emergência que eles devem estar preparados para ajudar em caso de emergência;
  • dar as instruções de segurança ou passar o vídeo de segurança;
  • checar cada poltrona para estar certo de que todos os passageiros estão usando o cinto de segurança e que os seus assentos estão na posição vertical;
  • trancar as portas e armá-las para que os dispositivos de emergência inflem se elas forem abertas.Isso é uma das ''coisas'' mais importantes e de maior preocupação para os comissários.
Depois de ter passado por todos esses pontos acima descritos, os comissários de bordo se acomodam em seus assentos de segurança. Quando o avião decola, os comissários preparam a comida e as bebidas, carregam os carrinhos de serviço e servem os passageiros.


Imagem cedida por Southwest Airlines Co.
Um comissário de bordo serve um "aperitivo de bordo" que consiste de bebida e amendoim
Além disso, os comissários devem checar se os passageiros estão seguindo as diretrizes de segurança e estar atentos a qualquer situação de emergência que ocorrer. Se houver um problema com o avião, a tripulação deve manter os passageiros calmos e ajudá-los a sair da aeronave se necessário. Devem também estar preparados para lidar com terroristas, passageiros nervosos e emergências médicas. Em situações onde a maioria das pessoas ficaria em pânico, os comissários têm de ficar calmos e trabalhar para resolver o problema.



''Antes de cada voo, a tripulação revisa as medidas de segurança com os passageiros !!''
Para lidar com todas essas obrigações, um comissário de bordo deve possuir habilidades e traços de personalidade específicos. As companhias aéreas procuram por pessoas amigáveis que possam lembrar muitas informações e manter a cabeça fria quando estão sob pressão. Para se candidatar a um emprego em uma linha aérea, os comissários em potencial devem passar por uma entrevista, um exame médico, um curso rigoroso e uma avaliação de desempenho. Durante o período de treinamento, que pode durar de três a nove semanas, o comissário convive com outros candidatos onde fazem um curso específico para a profissão, que abrange desde o serviço de alimentação até como lidar com seqüestradores armados. Eles só serão admitidos após completarem o curso e passarem nos testes. 
A procura por um emprego de comissário é muito maior que o número de vagas disponíveis, então, somente uns poucos selecionados são admitidos pelas companhias aéreas. O emprego é competitivo devido aos benefícios oferecidos. Na maioria das empresas aéreas os comissários podem fazer voos nacionais ou internacionais pagando uma tarifa mínima que, contanto que existam assentos disponíveis na aeronave. As pessoas também são atraídas para esse trabalho porque ele não tem uma escala do tipo 5 dias por semana, das 9h às 17h, como a maioria dos empregos.
Assim como acontece com os pilotos, a tabela de horários de um comissário de voo é determinada pela hierarquia. Os mais novos têm de voar na reserva e em maior número de voos. Eles estão à mercê dos escaladores de tripulação, que são os funcionários da linha aérea que determinam semanalmente o mensalmente para onde cada comissário vai viajar. Depois de um ano ou, em alguns casos, muitos anos, os comissários podem ter a sua própria escala mantendo assim uma tabela de horários regular.
O mundo dos comissários de bordo e dos pilotos mudou consideravelmente desde o começo da aviação comercial.

2 comentários:

  1. mais eu gostaria de saber de que dia trabalha se fica um dia em casa e dez trabalhando assim?você poderia me esplicar?

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  2. meu eu quero mesmo ser comissario
    deve ser muito massa!!

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