quarta-feira, 21 de outubro de 2009

**Rotina da Tripulação na realização do trabalho

Em um voo comercial  deve haver um comissário para cada ''n'' passageiros. Eles têm uma série de responsabilidades no trabalho que começa antes mesmo que o primeiro passageiro entre na aeronave e continua durante todo o voo. Antes de embarcar, a tripulação toda se reúne, o capitão revisa a tabela de horário do voo, verifica qualquer preocupação com a segurança e o chefe dos comissários de bordo determina para que local do avião cada um deles irá. Antes da decolagem, os comissários devem:
  • cumprimentar os passageiros e direcioná-los às suas poltronas;
  • ajudar os passageiros a guardar a bagagem de mão;
  • avisar aos passageiros que estão perto das saídas de emergência que eles devem estar preparados para ajudar em caso de emergência;
  • dar as instruções de segurança ou passar o vídeo de segurança;
  • checar cada poltrona para estar certo de que todos os passageiros estão usando o cinto de segurança e que os seus assentos estão na posição vertical;
  • trancar as portas e armá-las para que os dispositivos de emergência inflem se elas forem abertas.Isso é uma das ''coisas'' mais importantes e de maior preocupação para os comissários.
Depois de ter passado por todos esses pontos acima descritos, os comissários de bordo se acomodam em seus assentos de segurança. Quando o avião decola, os comissários preparam a comida e as bebidas, carregam os carrinhos de serviço e servem os passageiros.


Imagem cedida por Southwest Airlines Co.
Um comissário de bordo serve um "aperitivo de bordo" que consiste de bebida e amendoim
Além disso, os comissários devem checar se os passageiros estão seguindo as diretrizes de segurança e estar atentos a qualquer situação de emergência que ocorrer. Se houver um problema com o avião, a tripulação deve manter os passageiros calmos e ajudá-los a sair da aeronave se necessário. Devem também estar preparados para lidar com terroristas, passageiros nervosos e emergências médicas. Em situações onde a maioria das pessoas ficaria em pânico, os comissários têm de ficar calmos e trabalhar para resolver o problema.



''Antes de cada voo, a tripulação revisa as medidas de segurança com os passageiros !!''
Para lidar com todas essas obrigações, um comissário de bordo deve possuir habilidades e traços de personalidade específicos. As companhias aéreas procuram por pessoas amigáveis que possam lembrar muitas informações e manter a cabeça fria quando estão sob pressão. Para se candidatar a um emprego em uma linha aérea, os comissários em potencial devem passar por uma entrevista, um exame médico, um curso rigoroso e uma avaliação de desempenho. Durante o período de treinamento, que pode durar de três a nove semanas, o comissário convive com outros candidatos onde fazem um curso específico para a profissão, que abrange desde o serviço de alimentação até como lidar com seqüestradores armados. Eles só serão admitidos após completarem o curso e passarem nos testes. 
A procura por um emprego de comissário é muito maior que o número de vagas disponíveis, então, somente uns poucos selecionados são admitidos pelas companhias aéreas. O emprego é competitivo devido aos benefícios oferecidos. Na maioria das empresas aéreas os comissários podem fazer voos nacionais ou internacionais pagando uma tarifa mínima que, contanto que existam assentos disponíveis na aeronave. As pessoas também são atraídas para esse trabalho porque ele não tem uma escala do tipo 5 dias por semana, das 9h às 17h, como a maioria dos empregos.
Assim como acontece com os pilotos, a tabela de horários de um comissário de voo é determinada pela hierarquia. Os mais novos têm de voar na reserva e em maior número de voos. Eles estão à mercê dos escaladores de tripulação, que são os funcionários da linha aérea que determinam semanalmente o mensalmente para onde cada comissário vai viajar. Depois de um ano ou, em alguns casos, muitos anos, os comissários podem ter a sua própria escala mantendo assim uma tabela de horários regular.
O mundo dos comissários de bordo e dos pilotos mudou consideravelmente desde o começo da aviação comercial.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

''Brilhante demonstração de valorização !!''

Boa noite Srs Passageiros!
Estou aqui hoje para anunciar uma brilhante demonstração de valorização da profissão. 
''Valorização do aeronauta!''
Espero que mostre dignidade também à todos os demais profissionais do mercado de trabalho.


Leiam isso:

                             AERONAUTAS
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES – ITENS ECONÔMICOS
                AVIAÇÃO REGULAR - 2009/2010

2. SALÁRIOSOs
salários dos aeronautas, vigentes em 30 de novembro de 2009, serão
reajustados a partir de 01 de dezembro de 2009, pelo percentual de 10% (dez por
cento);

3- PISO SALARIAL
Ressalvadas as condições mais favoráveis, a soma das parcelas do Salário Base
incluindo a Compensação Orgânica não poderá ser inferior ao dos pisos abaixo
fixados:
1- Comissário de Vôo- Piso Salarial (salário base e compensação o rgânica)
ficam estabelecidos em R$ 2.000,00 (dois mil reais) ;
2- Mecânico de Vôo- Piso Salarial (salário base e compensação orgânica)
ficam estabelecidos em R$ 3.000,00 (três mil reais) ;
3- Pilotos- Piso Salarial (salário base e compensação orgânica) ficam
estabelecidos em R$ 4.000,00 (quatro mil reais) ;
Parágrafo Único: Os salários normativos acima estabelecidos serão corrigidos
na mesma época e nos mesmos percentuais em que forem corrigidos os
demais salários.

4- DIÁRIAS
As diárias de alimentação, quando pagas diretamente ao aeronauta, no
território nacional, serão fixadas a partir de 01 de dezembro de 2009, em R$
45,00 (quarenta e cinco reais), por refeição principal (almoço, jantar e ceia).
a) A diária de alimentação relativa ao café da man hã será igual a 25% (vinte e
cinco por cento) do valor estabelecido para as refeições principais, não
sendo devido seu pagamento quando estiver incluída na conta do hotel;
b) Quando da realização do transporte aéreo internacional ou quando houver
prestação de serviços no exterior, as diárias de alimentação serão pagas na
moeda do país no qual terminar o vôo, ou o aeronauta estiver trabalhando
ou aguardando ordens, salvo na hipótese das empresas que,
independentemente do país, já paguem essas diárias em dólar es
americanos;
c) As partes acordam em constituir Comissão Paritária para, no prazo de 60
(sessenta) dias contados da data da assinatura desta Convenção Coletiva,
examinar os valores das diárias de alimentação, nas condições da alínea
"b" desta cláusula;
d) Não obstante o disposto na alínea "b" desta cláusula, o valor das diárias de
alimentação, quando pagas em moeda local, será reajustado sempre que
houver aumento no índice de custo de vida oficial do país em que estiver o
aeronauta, na mesma proporção do a umento deste índice;
e) As diárias de alimentação serão pagas sempre que o aeronauta estiver
prestando serviço ou a disposição da empresa, no todo ou em parte, nos
seguintes períodos:
1) Café da manhã, das 05:00 às 08:00 horas inclusive;
2) Almoço, das 11:00 às 13:00 horas inclusive;
3) Jantar, das 19:00 às 20:00 horas inclusive;
4) Ceia, entre 00:00 e 01:00 hora inclusive;
f) A diária de alimentação será paga independentemente do serviço de
alimentação a bordo da aeronave;
g) A ceia somente será devida quando o aeronauta estiver no efetivo exercício
de suas funções, em vôo; na situação de reserva ou como tripulante -extra a
serviço.

5- SEGUROAs
empresas pagarão, a partir de 01 de Dezembro de 2009, um seguro de vida
em benefício de seus empregados aeronautas, sem ônus para os mesmos,
cobrindo morte e invalidez permanente, total e parcial no valor de R$ 20.000,00
(vinte mil reais).
CLÁUSULA NOVA - CESTA BÁSICA
As empresas fornecerão aos aeronautas, a partir de 01 de dezembro de 20 09,
inclusive, até o dia 20 (vinte) de cada mês uma cesta básica no valor de R$
300,00 (trezentos reais) em forma de vale alimentação .
CLÁUSULA NOVA - VALE CULTURA
As empresas concederão aos aeronautas que o desejarem o Vale Cultura,
Programa do Governo Federal. O Vale Cultura permitirá ao trabalhador comprar
ingressos para cinema, shows, teatro e produtos como livros e CD’s. Empresas
que declaram imposto de renda com base no lucro real poderão aderir ao Vale
Cultura e disponibilizar até R$ 50,00 (c inqüenta reais) por funcionário ao mês, com
direito a deduzir até 1% do imposto devido.Os trabalhadores que ganham até
cinco salários mínimos arcarão com, no máximo 10% desse valor, e os que
recebem acima desse teto, 20%.
CLÁUSULA NOVA - AMPLIAÇÃO DA LICENÇA MATERNIDADE
Fica prorrogado em qualquer hipótese, para 180 dias o beneficio da licença
maternidade.
§1º- O pagamento dos 60 dias acrescidos à licença maternidade previsto no caput
desta cláusula, deverá acontecer imediatamente após o término da li cença de 120
dias.
§2º Além do pagamento do benefício previsto no caput desta cláusula, a
aeronauta ficará dispensada do trabalho durante a licença maternidade.
§3º- É vedada também a dispensa da aeronauta até 6 (seis) meses após o parto
ou da adoção de seu filho (a).
CLÁUSULA NOVA - REEMBOLSO DA TAXA DE REVALIDAÇÃO DO
CERTIFICADO DE CAPACIDADE FÍSICA
As empresas reembolsarão a taxa de revalidação do certificado de capacitação
física (CCF/CEMAL) aos seus aeronautas através de depósito bancário na co nta
do empregado beneficiário, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas úteis,
contadas do pedido do reembolso.
4
CLÁUSULA NOVA - SALÁRIO MÍNIMO DE CONTRATAÇÃO
Nenhum aeronauta poderá ser contratado, sob qualquer justificativa, com salário -
base inferior ao do aeronauta com menor tempo de exercício na função,
considerando a regra prevista na cláusula com o titulo IGUALDADE
REMUNERATÓRIA.
CLÁUSULA NOVA - HORAS DE DESLOCAMENTO TERRESTRE
O tempo previsto superior a 1(uma) hora despendido pelo aerona uta, em
condução fornecida pelo empregador, em transporte terrestre até o local do
trabalho ou aeroporto entre cidades por qualquer motivo, deverá ser pago pelo
mesmo valor pago à hora de vôo normal do trabalhador
 
83- CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
As empresas anteciparão ao Sindicato Nacional dos Aeronautas, o valor
correspondente a 02 (duas) diárias de alimentação por cada aeronauta, seu
empregado, no valor convencionado nesta Convenção Coletiva de Trabalho, a
título de Contribuição Assistencial, através de depósito bancário, a ser realizado
em até 10 (dez) dias após a assinatura do presente instrumento normativo.
§1º- Essa contribuição será descontada dos salários de seus empregados
aeronautas, em 02 (duas) parcelas iguais, nos meses de janeiro e feverei ro de
2010;
§2º - Fica garantido a todo aeronauta o direito de oposição ao referido desconto,
bastando, para tanto, entregar, em até 10 (dez) dias da assinatura do presente
instrumento normativo, ao Sindicato Nacional dos Aeronautas e à empresa,
declaração por escrito neste sentido.

\o/\o/
Tenham um bom voo!! : )

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

''Dicas: Currículo!!''

Para quem está começando, conseguir o tão sonhado primeiro emprego pode representar uma entrada com o pé-direito no mercado profissional. Afinal de contas, as vagas são disputadas em um ambiente muito competitivo, e cada diferencial apresentado pode representar um ponto a mais para a sua conquista.

Nesta competição, o desafio começa na elaboração de um bom currículo. Lembre-se que, em geral, este é o primeiro contato entre candidato e empresa.

Assim, vale a pena investir algum tempo para preparar algo que cause, desde o início, uma boa impressão. Para isso, o CV tem que ser, ao mesmo tempo, completo e objetivo.

Que tamanho deve ter meu currículo?
Uma página, no máximo, é suficiente para que você apresente, de forma clara e objetiva, sua experiência profissional. Seja bastante preciso quanto aos seus objetivos. Na aviação tentamos objetivar em uma só página, com foto 5 x 7, fundo com cores pastéis (azul claro, bege, rosinha, que não coincidem com o fundo da folha), sorrindo profissionalmente.Meninas com cabelos presos. Rapazes de terno e gravata. Papel VG mais encorpado em tom neutro: Branco, amarelo clarinho ou salmão clarinho.

Seu perfil é adequado para a vaga?
Evite enviar currículo para uma empresa, se você perceber que a vaga a não tem nada a ver com o seu perfil. Tudo bem, as coisas não estão fáceis, mas fingir ser o que você não é não o ajudará em nada.

Assim, o melhor antes de se dirigir a uma entrevista é buscar o máximo de informações sobre a empresa. Caso reste alguma dúvida você pode sempre aproveitar para esclarecê-las durante a entrevista.

Clareza
Se você acha que deve colocar com detalhes, absolutamente tudo sobre sua vida profissional em seu currículo, está no caminho errado. Acredite: um bom CV conquista o selecionador pela precisão e concisão das informações, ou seja, quando vai direto ao assunto.

Pense bem: ao anunciar uma vaga, dependendo do que ela oferecer, chegarão para a empresa, no mínimo, centenas de currículos. Já pensou no trabalho para analisar cada um? É neste aspecto que os mais detalhistas já perdem ponto.

Portanto, o currículo deve ser preparado de forma
clara, com uma disposição de informações ordenadas de forma lógica e apresentadas em um formato agradável, que mostre a preocupação do candidato em "caprichar" na sua apresentação.

Procure usar fontes mais leves e não abuse do uso de negrito, itálico ou cores diferentes. O currículo, na grande maioria das áreas, deve passar uma impressão de sobriedade e profissionalismo.

Informações pessoais e objetivos
Além do seu nome e idade, nunca deixe de incluir informações completas de endereço e telefone, além de endereço eletrônico. Lembre-se: elas permitirão que você receba uma resposta ao envio do seu CV e ajudam a empresa a escolher melhor o perfil do candidato (idade, local de residência etc).

Atenção aos documentos: não há qualquer utilidade para o selecionador em saber o número do seu RG, do CPF e do título de eleitor. Pelo menos não neste momento. Por isso, evite tantas informações, siglas e números diferentes. Eles apenas tomam espaço e não elucidam absolutamente nada.

Não se esqueça de colocar a validade do CCF e em que banca você foi aprovado.

Procure sim deixar claro qual o seu objetivo: COMISSÁRIO DE VÔO. 

Formação acadêmica
Comece esta seção sempre pelo seu último curso, em geral a faculdade, informando o ano ou semestre em que está, caso ainda não a tenha concluído.

Além do seu curso universitário, mencionar onde você fez seu segundo grau.
Conhecimentos específicos
Os selecionadores adoram esta parte! Por isso, inclua no seu CV os cursos de
idiomas , discriminando se estão em nível básico (não escreva básico: cursando), intermediário ou avançado. Eles podem ser um importante diferencial, além de mostrarem que você é uma pessoa que se preocupa com sua formação profissional, pois estes conhecimentos se tornaram imprescindíveis em muitas áreas.

Liste também cursos extra-curriculares relevantes que você já realizou, focando sempre naqueles que podem contribuir para melhorar o seu perfil. Mencionar seminários curtos ou palestras, se o fêz. Sempre o que tenha a ver com a profissão desejada.



Faça bem capriçado e nada exagerado, lembre-se ... a 1ª impressão é a que fica!!

Obs.: Tentarei pegar alguns exemplos para ficar mais claro, pois como diz meu prof. de Sobrevivência, ''Uma imagem vale mais que mil palavras''