quarta-feira, 14 de outubro de 2009

''Dicas: Currículo!!''

Para quem está começando, conseguir o tão sonhado primeiro emprego pode representar uma entrada com o pé-direito no mercado profissional. Afinal de contas, as vagas são disputadas em um ambiente muito competitivo, e cada diferencial apresentado pode representar um ponto a mais para a sua conquista.

Nesta competição, o desafio começa na elaboração de um bom currículo. Lembre-se que, em geral, este é o primeiro contato entre candidato e empresa.

Assim, vale a pena investir algum tempo para preparar algo que cause, desde o início, uma boa impressão. Para isso, o CV tem que ser, ao mesmo tempo, completo e objetivo.

Que tamanho deve ter meu currículo?
Uma página, no máximo, é suficiente para que você apresente, de forma clara e objetiva, sua experiência profissional. Seja bastante preciso quanto aos seus objetivos. Na aviação tentamos objetivar em uma só página, com foto 5 x 7, fundo com cores pastéis (azul claro, bege, rosinha, que não coincidem com o fundo da folha), sorrindo profissionalmente.Meninas com cabelos presos. Rapazes de terno e gravata. Papel VG mais encorpado em tom neutro: Branco, amarelo clarinho ou salmão clarinho.

Seu perfil é adequado para a vaga?
Evite enviar currículo para uma empresa, se você perceber que a vaga a não tem nada a ver com o seu perfil. Tudo bem, as coisas não estão fáceis, mas fingir ser o que você não é não o ajudará em nada.

Assim, o melhor antes de se dirigir a uma entrevista é buscar o máximo de informações sobre a empresa. Caso reste alguma dúvida você pode sempre aproveitar para esclarecê-las durante a entrevista.

Clareza
Se você acha que deve colocar com detalhes, absolutamente tudo sobre sua vida profissional em seu currículo, está no caminho errado. Acredite: um bom CV conquista o selecionador pela precisão e concisão das informações, ou seja, quando vai direto ao assunto.

Pense bem: ao anunciar uma vaga, dependendo do que ela oferecer, chegarão para a empresa, no mínimo, centenas de currículos. Já pensou no trabalho para analisar cada um? É neste aspecto que os mais detalhistas já perdem ponto.

Portanto, o currículo deve ser preparado de forma
clara, com uma disposição de informações ordenadas de forma lógica e apresentadas em um formato agradável, que mostre a preocupação do candidato em "caprichar" na sua apresentação.

Procure usar fontes mais leves e não abuse do uso de negrito, itálico ou cores diferentes. O currículo, na grande maioria das áreas, deve passar uma impressão de sobriedade e profissionalismo.

Informações pessoais e objetivos
Além do seu nome e idade, nunca deixe de incluir informações completas de endereço e telefone, além de endereço eletrônico. Lembre-se: elas permitirão que você receba uma resposta ao envio do seu CV e ajudam a empresa a escolher melhor o perfil do candidato (idade, local de residência etc).

Atenção aos documentos: não há qualquer utilidade para o selecionador em saber o número do seu RG, do CPF e do título de eleitor. Pelo menos não neste momento. Por isso, evite tantas informações, siglas e números diferentes. Eles apenas tomam espaço e não elucidam absolutamente nada.

Não se esqueça de colocar a validade do CCF e em que banca você foi aprovado.

Procure sim deixar claro qual o seu objetivo: COMISSÁRIO DE VÔO. 

Formação acadêmica
Comece esta seção sempre pelo seu último curso, em geral a faculdade, informando o ano ou semestre em que está, caso ainda não a tenha concluído.

Além do seu curso universitário, mencionar onde você fez seu segundo grau.
Conhecimentos específicos
Os selecionadores adoram esta parte! Por isso, inclua no seu CV os cursos de
idiomas , discriminando se estão em nível básico (não escreva básico: cursando), intermediário ou avançado. Eles podem ser um importante diferencial, além de mostrarem que você é uma pessoa que se preocupa com sua formação profissional, pois estes conhecimentos se tornaram imprescindíveis em muitas áreas.

Liste também cursos extra-curriculares relevantes que você já realizou, focando sempre naqueles que podem contribuir para melhorar o seu perfil. Mencionar seminários curtos ou palestras, se o fêz. Sempre o que tenha a ver com a profissão desejada.



Faça bem capriçado e nada exagerado, lembre-se ... a 1ª impressão é a que fica!!

Obs.: Tentarei pegar alguns exemplos para ficar mais claro, pois como diz meu prof. de Sobrevivência, ''Uma imagem vale mais que mil palavras''




7 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se mesmo enviando o cv pela internet tenho que colocar a foto e qual a melhor maneira de enviar, pela internet ou pessoalemente?

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,gostaria de saber o que colocar no curriculum para a vaga de comissaria de bordo.o que as empresas exigem.

    obrigado
    Rosana Marques

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, obrigado.
    Uma pergunta, seu professor de sobrevivência foi o Davi??
    José.

    ResponderExcluir
  4. faça o curso na AEROSUL!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. está desde 2010 esperando a 1° entrevista?
    entre em contato comigo para trocarmos algumas informações

    dylla_mi_love@hotmail.com

    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Devo entregar os currículos pessoalmente?

    ResponderExcluir
  7. Você também teve aula com o Professor Davi ?

    ResponderExcluir